quinta-feira, 7 de maio de 2009

Artigo de Beto Richa enviado pelos colegas da Assessoria de Curitiba

A aposta no transporte público Beto Richa Referência no País e no exterior, o transporte público de Curitiba se mantém na vanguarda das soluções de mobilidade urbana graças à sua capacidade de se reinventar, ajustando-se permanentemente às demandas e necessidades da população de Curitiba e dos outros 13 municípios vizinhos que compõem a Rede Integrada de Transporte. Novo passo nessa direção é dado neste sábado, 9 de maio, com o início das operações de ônibus da Linha Verde. Trata-se do sexto corredor de transporte da cidade, funcionando numa nova linha que absorverá, de imediato, 32 mil usuários/dia, que até agora se utilizavam dos ônibus do Eixo Sul, já sobrecarregado pelos seus 260 mil passageiros diários. O Eixo Linha Verde agregará um conjunto de 11 novas linhas de ônibus, encurtando o tempo de viagem dos passageiros que se locomovem entre o Terminal do Pinheirinho, os bairros da região e o centro da cidade. Ele representa um incentivo consistente à troca do transporte individual pelo coletivo, que é a coluna mestra do sistema, pois vai trazer mais conforto, rapidez e segurança a toda a população de usuários da região Sul de Curitiba. A Linha Verde tem também ciclovias e ônibus menos poluentes. Para torná-lo realidade, a Prefeitura de Curitiba transformou a antiga BR 116 numa extensa avenida urbana – a Linha Verde – que opera como novo corredor de transporte, pólo de integração da cidade (antes cortada ao meio pelo pesado tráfego da rodovia federal) e novíssimo eixo de desenvolvimento socioeconômico, com valorização de imóveis, atração de investimentos e estímulo à abertura de pequenos negócios. Maior investimento na infra-estrutura de transporte de massa em Curitiba nos últimos 30 anos, a Linha Verde já se tornou sinônimo de geração de emprego e renda. Em 2010, a cidade inicia as obras da segunda etapa da Linha Verde, no trecho entre o Jardim Botânico e o trevo do Atuba, região Norte de Curitiba, dando seqüência ao programa de ampliação e redimensionamento do sistema de transporte público e da infraestrutura viária. Antes disso, já teremos concluído a licitação para escolha das empresas concessionárias – a primeira desde que o serviço foi criado, em 1955. Nossa prioridade é melhorar a matriz do sistema – o ônibus. Mas isso não foi obstáculo para enfrentar o desafio das novas tecnologias de transporte, notadamente o metrô. Já foram iniciados os estudos de engenharia e o projeto para um relatório de impacto ambiental da implantação do Metrô Curitibano, cujas obras físicas estão programadas para o ano que vem. Com a Linha Verde, com a escolha das concessionárias por meio de licitação e, mais à frente, o Metrô, Curitiba aumenta a aposta na excelência do transporte público como um vigoroso suporte à qualidade de vida de toda a sua população.

Beto Richa é prefeito de Curitiba