quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O outro lado....

Jornalismo é a frequente busca pela verdade. Como publicamos um lado... vamos dar direito ao outro lado se manifestar.
Nesta manhã fui alcançado pela coordenadora da assessoria de Comunicação da prefeitura de Cascavel.
Em uma conversa de alto nível, Katiuscia Fogaça afirmou a este bloguista que as informações, aqui publicadas, não seriam corretas, ou ainda, fruto da falta de informação.
Katiuscia alega que não está o tempo todo na assessoria, pois o computador que ela utiliza está com problema. Por conta disso, os programas de edição de imagem (necessários para o trabalho publicitário) não estão mais disponíveis: "por isso tenho feito o trabalho em meu laptop, em casa".
Ela afirmou ainda, que as notas publicadas no Zentrelinhas atrapalharam o bom andamento da secretaria, e por isso, o jornalista Marcos Elieser (falaqueeupublico.blogspot.com) estaria passando por problemas. "As notas criaram um clima chato", comentou Katiuscia.

Opinião -
Creio que, os problemas que Marcos Elieser tem passado (externos) é por conta do enxugamento de um órgão importante da prefeitura. A comunicação não serve simplesmente para atender jornalistas, mas sim, tornar informações do interesse popular acessíveis.
Com o enxugamento, a equipe não consegue buscar situações novas para serem apresentadas como opção de pauta e usam todo o tempo disponível para responder ao questionamento da imprensa. As notas podem sim ter causado problema interno, mas, os problemas externos são causados por um erro de gestão, não da coordenadora, mas de quem decidiu transformar uma importante pasta em uma mera assessoria, que se debate para atender a imprensa, mesmo contando com poucos profissionais.

Questionamento
Será que, se a assessoria de imprensa fosse melhor estruturada, seria gasto tanto em "publicidade"?