terça-feira, 16 de dezembro de 2008

AGORA EU ENTENDI

Quem lê o BLOG sabe que... já falei duas vezes da horta municipal.

Uma delas, falei sobre o tamanho da horta, mas agora eu entendi.... Com a matéria do Jornal Hoje, de hoje, eu entendi... UFA!..

A horta não é tão grande... a verdade é que ela não produz tudo aquilo que diz produzir.
Veja a matéria.... NA INTEGRA

Jornal Hoje - 16/12

A Horta Municipal de Cascavel foi criada para produzir legumes e verduras e distribuir para escolas e creches municipais, entidades assistenciais e para a população em geral. São realizadas distribuições periódicas aos moradores da região. Sábado, por exemplo, 8,5 mil pés de alface foram entregues à população. Alface que não foi produzida na horta, mas doada ao Município por um produtor particular. O que chama a atenção é o mistério que envolveu a doação.
Sábado a reportagem do Hoje esteve no local durante a distribuição do alimento e ouviu a seguinte afirmação do responsável pela horta, Adalberto Teodoro da Silva: “É tudo produzido aqui e tudo orgânico”.
Mas no dia anterior a reportagem havia flagrado um caminhão do Município, utilizado na distribuição da merenda escolar, sendo carregado na propriedade particular e descarregado na Horta Municipal. A propriedade fica a 30 quilômetros da Horta.
Vanderlei Paravise, produtor, confirmou que fez a doação ao Município. “Eles vieram aqui porque estavam com problemas com mudas. Viram as sobras e pediram se poderíamos doá-las”.
As verduras, boas para o consumo, são sobras da produção de Vanderlei, que tem o costume de doar o excedente. “É mercadoria boa, sempre a dôo para entidades e até para o Exército”, conta o produtor.
Ele afirma que doou ao Município aproximadamente 30 mil pés de alface, acelga e almeirão, produzidos na horta particular da forma convencional. No entanto, somente a alface foi distribuída à população.
NEGATIVAS
Questionado quanto à doação, o responsável pela Horta Municipal negou e voltou a afirmar que o produto distribuído sábado fora produzido no local. Somente depois de informado que a reportagem sabia da doação reconheceu a origem do alimento, mas apenas da alface.
Ele disse que a demanda foi além da produção local. “Tudo o que produzimos mandamos para as escolas e creches. A doação foi somente para completar”.
Adalberto também confirmou que não comunicou a Secretaria de Agricultura. “Eu mesmo pedi para a Merenda Escolar o caminhão. Se eles doaram de bom coração, temos que aproveitar”.
Segundo ele, foram feitas duas doações e os produtos distribuídos somente na Horta Municipal. A alface que será distribuída hoje também é fruto de doação. De acordo Adalberto, a couve, a cenoura e a cebolinha que também serão distribuídos foram produzidas na horta. A entrega será das 9h às 12h.


Sem informação

A Horta Municipal de Cascavel é mantida pela Secretaria de Agricultura. O responsável pela pasta, José Augusto de Loyola, desconhecia a doação dos produtos. “Não tenho conhecimento da doação”, confessou o secretário.
Em 2008, foram gastos R$ 11.262 com a horta. Grande parte na compra de insumos, como fertilizantes e sementes, e com a estrutura. São quatro funcionários trabalhando para cuidar dos 24 mil m² da propriedade. As entidades e as escolas que recebem as doações são selecionadas pelas Secretarias de Educação e de Ação Social.
Loyola afirma que o local poderia servir bem mais à comunidade. “Além da produção, temos uma proposta educacional, para que produtores e alunos aprendam a produzir os alimentos”.
O secretário ressalta que as doações são bem-vindas. “Não tem problema em doar, até porque a produção nesta época do ano cai, mas sempre é interessante o secretário estar a par do que acontece”, admite.

FOTO AILTON SANTOS