OPINIÃO
Há quatro anos ouvimos no horário eleitoral: "Queremos Dr. Lísias na nossa prefeitura, queremos Dr. Lísias e não abro mão, porque ele entende de saúde e educação, porque ele é o prefeito do povão".
Agora, com hoje, faltam 39 dias para o fim da gestão.
O que podemos avaliar?
Lísias foi eleito para resolver problemas que ele prometeu que resolveria, porém, alguns são problemas nacionais, que ele jamais dará uma solução.
A saúde pública no Brasil sofre. Aqui não é diferente. Lísias trouxe o Samu: Boa idéia, como disse ele no horário eleitoral: "Imagine você no trabalho e sua mãe, seu pai, seu filho, passar mau em casa. Antes mesmo de você chegar o Samu já vai estar lá". Um pouco sensacionalista, mas, de fato é verdade. O Samu vem cumprindo o seu papel, assim como o Siate.
Por outro lado, se analisarmos os postos de saúde, vamos encontrar uma série de problemas. Faltam medicamentos, curativos, os profissionais estão desmotivados e a população descontente.
Doutor Jorge Trannin, ex-diretor da regional de saúde já dizia: "A saúde em Cascavel é curativa e não preventiva. Tratamos diabéticos no hospital e o mesmo acontece com hipertensos. Se tivessem um acompanhamento na Unidade básica de saúde, não precisavam usar leitos dos hospitais".
Nenhum gestor no mundo vai conseguir resolver o problema de leitos em Cascavel se não investir na saúde preventiva - ou seja - postos de saúde.
Porque os Pacs vivem lotados?
Aí disseram que Cascavel precisava de um hospital municipal? Para que? se não há capacidade de gerir com competência nem as unidades básicas, imagine um hospital. Seria um ralo de dinheiro público sem fim.
Gestores aprendam com um leigo: Não adianta investir em PAC e remédios, se não ensinarem a população que prevenir ainda é o melhor remédio.
Claro que, os donos de hospitais odeiam a prevenção, quem seriam os clientes deles se a população se cuidasse.
Dr Lísias, sua contribuição foi dada. Cascavel evoluiu, como evoluiu em todas as gestões. Diferente do que dizem seus assessores, sua gestão não foi o marco da história de Cascavel, mas, fez boas coisas. O recape em ruas como a Marechal Rondon foi muito bem vindo (apesar que já tem buracos). O senhor, prefeito, percebeu que tapa buraco serve só para gastar dinheiro. As ruas precisam ser conservadas e não "tapadas".
O senhor também fez uma reforma interessante na praça Vereador Luis Picolli, porém, o problema do trânsito não foi resolvido. A parte boa foi que deu uma utilização ao "meio" da praça.
E os cinco lagos prefeito? O senhor ainda deve essa satisfação.
O fazer e desfazer foi o grande erro de sua imagem, e claro, também deu valor demais a grande e deixou os pequenos de lado.
Na sua música de campanha, citada no começo, dizia: "porque ele é o prefeito do povão".
O prefeito do povão enfrentou quatro manifestações populares: é um fim de mandato melancólico. Mas, o tempo transforma feridas em aprendizado.