segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Deserto do Saara...

Tem um pessoal, aqui em Cascavel, que sonhou muito com um lago próximo de casa.
O Dr Lísias Tomé, prometeu, lá na eleição passada, a construção de quatro lagos.
Tem gente até (que não mora perto) que comprou alguns terrenos na frente do lugar onde seria construído. Comprou baratinho para revender depois, e, no fim, perdeu dinheiro.
Mas, esse investidor azarado não é o principal. A parte mais interessante é que os moradores sonharam com os lagos. O projeto, dizem que foi feito, porém, os lagos nunca saíram do papel.
A secretaria de Meio Ambiente até anunciou o inicio de construção, mas, nada foi feito. Os locais, foram definidos, marcados, mas, nada aconteceu.
Ninguém mais falou no assunto.
Na eleição que passou, Dr Lísias não citou nada, nadinha mesmo sobre os lagos...
Onde ficaram???
A dica é:
Eles foram assoriados antes mesmo de serem construidos.


VEJA A MATÉRIA DO JORNAL HOJE... DIA 12/07/06

URBANIZAÇÃO
Prorrogado prazo de licitação dos lagos

A administração municipal prorrogou para o dia 28, às 14h, na sala de compras, no segundo piso da Prefeitura de Cascavel, a abertura dos envelopes com a documentação e descrição da equipe técnica das empresas participantes da licitação para a elaboração do projeto de criação dos quatro lagos de Cascavel, que seria feita ontem, a pedido das próprias concorrentes, que solicitaram mais prazo para organizar a documentação exigida. “Entendemos que é bom ter mais empresas participando da licitação, por isso prorrogamos o prazo”, afirma o diretor do Departamento de Compras da prefeitura, Terezinho Lino de Oliveira.De acordo com o secretário de Planejamento, Luiz Alberto Círico, a empresa vencedora deve ser conhecida 15 dias depois da abertura do envelope com a documentação, mas não definiu um prazo para entrega do projeto.Ele lembra que o edital de licitação foi aberto com uma disponibilidade de R$ 720 mil para a elaboração dos projetos dos quatro lagos. “Essa verba foi conseguida com a Sanepar em um convênio firmado com a prefeitura”, explica.Conforme o secretário, os projetos devem deixar previstas áreas para trilhas ecológicas, ciclovias, instalação do centro comunitário, posto de saúde, biblioteca e guarita de segurança.Os lagos devem ser construídos em áreas verdes entre os bairros Floresta e Interlagos; Morumbi, Periollo e Cataratas; Cancelli e Country; e Alto Alegre e Santa Cruz.




16/11/2007 (Jornal Hoje)

QUATRO LAGOS
Recurso para obra é incluído no orçamento de 2008

Prefeitura inicia processode licenciamento ambiental

O processo de construção de quatro lagos em Cascavel, iniciado ainda na gestão Edgar Bueno, entra agora na fase de ajustes técnicos. De acordo com o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, os projetos executados pela empresa GPlan, de Curitiba - vencedora da licitação para elaboração dos projetos -, estão em poder da secretaria e serão analisados por uma equipe multidisciplinar que solicitará as correções necessárias à empresa. “Estão faltando ajustes técnicos. É preciso fazer as correções necessárias para o aval final”, explica.Alessandro observa que está encaminhando também a documentação necessária para dar entrada nos pedidos de licenciamento nos órgãos ambientais da cidade. Ele acredita que nos próximos 30 dias esse processo esteja concluído. Depois do projeto pronto, o Município abrirá processo licitatório para contratação da empresa que executará as obras.Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, ainda não há previsão para o começo dos trabalhos, já que são necessários os licenciamentos ambientais para iniciar a execução. O valor licitado para a elaboração dos projetos foi de cerca de R$ 700 mil. Já o montante disponibilizado para a construção estaria no orçamento de 2008, mas a secretaria não soube informar o valor. A construção dos quatro lagos, nos Bairros Floresta, Morumbi, Cancelli e Santa Cruz, faz parte do projeto Centro Social Urbano e será custeado pelo Município em parceria com o governo do Estado.A proposta é fazer uma área de lazer para a população e ao mesmo tempo contribuir com a preservação do meio ambiente.