quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Aprovado o Passe Livre em Cascavel

Enfim acabou a luta em favor do Passe Livre

Na manhã de hoje o prefeito, Lísias Tomé, aprovou o projeto, que deve ser corrigido para abranger a todos os estudantes, inclusive os de escola técnica. A tão discutida compensação financeira deve ser definida ainda esta semana, mas a principio, a verba sairá da porcentagem que a prefeitura recebe pelo IPVA e também um pouco da verba virá da educação. “Nenhum empresário ou operário será sacrificado, o dinheiro virá do IPVA. Esse ano nós recolhemos 17 milhões, então podemos jogar esse dinheiro na Cettrans e ser usado para bancar o passe livre dos estudantes”, explica.
Centenas de estudantes que acompanharam a sanção de Lísias.

Dúvida
Se o dinheiro do IPVA pode ser aplicado no transporte, porque a Prefeitura de Cascavel, não fez isso antes, no intuito de diminuir a dívida da Cettrans, construir terminais e melhorar o sistema?

Dúvida 2
Se a bilhetagem eletrônica foi implantada, para que aumentasse a receita da Cettrans, agora com o Passe Livre, o investimento ainda se justifica?

Uma coisa é certa
Muitos estudantes, principalmente de universidade, que utilizam motocicletas e carros como deslocamento, vão deixar de lado esses veículos para usar o transporte público. Quem deve ganhar com isso é o trânsito de Cascavel.

E o aumento.. ó:
A passagem vai subir. O vale transporte deve custar, já nos próximos dias, R$ 2,20.
No final do mês, a diferença não será significativa, mas esse deve ser apenas o primeiro aumento, já que Lísias deixará o chumbo grosso dessa implantação para o próximo prefeito, Edgar Bueno.
Amanhã a Câmara vota o projeto que inclui os estudantes de faculdades particulares no beneficio.